- A Teoria
Estes treinos foram baseados na máxima "Tirar onde não é preciso para por onde faz falta". Por exemplo, um defesa central não precisa de ter a Finalização alta nem de subir esse atributo, portanto se até baixar alguns valores aí não vai fazer diferença na qualidade do jogador. E por outro lado, vai ser importante no treino porque vai permitir subir outros atributos mais importantes para a função do jogador em campo. Resumindo:
Descida atributo -> Descida CA -> Aumento diferença CA/PA -> Mais espaço para subir outro atributo
(CA - Capacidade Actual / PA - Capacidade Potencial)
Então podemos optimizar o uso da CA para uma determinada posição e função em campo.
- O Desenvolvimento de Jogadores
Existem algumas variáveis que tem influência no desenvolvimento de um jogador além das "barras" em cada categoria de treino, a saber:
- Qualidade dos preparadores
- Carga de trabalho dos preparadores
- Percentagem da carga de trabalho de um jogador dedicada ao treino
- Tempo de jogo
1. Naturalmente que quanto mais estrelas tiver um preparador numa determinada categoria, mais eficaz será o treino, portanto é mais provável os jogadores subirem atributos.
Sugestão: Contratem um preparador para cada categoria.
2. Como é facilmente perceptível, quanto mais jogadores um preparador tiver que orientar menos qualidade terá o treino. O ideal é que a carga de trabalho seja "leve".
Sugestão: Contratem um preparador (um com os atributos todos 1, serve) e atribuam-lhe todas as categorias para ele aliviar a carga de trabalho dos preparadores especializados.
3. Se tiverem a carga da Preparação de Equipa muito elevada e um determinado jogador estiver a treinar um movimento preferido ao mesmo tempo que tem um treino individual num atributo e ainda estiver a treinar um nova posição vai ter pouco tempo para o treino propriamente dito. Assim vai evoluir menos e de forma mais lenta que um jogador que dedique a maior parte do seu tempo ao treino.
Sugestão: Mantenham a carga de trabalho do jogador dedicada ao treino em pelo menos 50%. O ideal seria 70+ %
4. Nada é tão importante como a experiência competitiva. Por isso o jogo é essencial para a evolução dos jogadores.
Sugestão: Dêem 30/45 minutos em jogos fáceis aos vossos miúdos.
- Os treinos
Estão divididos por posição e não deverão ter dificuldade em escolher a que mais se adequa aos vossos jogadores.
Usar os treinos de pré-época durante mais ou menos 1 mês. Colocar os jogadores nos treinos específicos uma ou duas semanas antes do primeiro jogo oficial.
Os treinos para jovens são mais virados para o físico e a táctica porque é nestas idades que estes atributos mais evoluem. Quando passaram para os treinos seniores terão tempo para evoluir tecnicamente.
Colar os treinos em:
Documentos \ SI \ FM12 \ schedules (criar a pasta se não existir)
Depois é só importar dentro do FM
- Exemplos
Tiago Ilori - Defesas Centrais
Yann M'Vila - Trincos
Juanmi - Pontas de Lança
Yann M'Vila - Trincos
Juanmi - Pontas de Lança